O Curso de Geofísica da UFF tem duração de 5 anos, oferece 42 vagas anuais e a possibilidade de o aluno, já na graduação, contar com profissionais de destaque nacional e internacional na área de geologia e geofísica. Tem por objetivo formar profissionais capacitados a atuar nas áreas de atuação da Geofísica, desde exploração de bens minerais em geral (especialmente petróleo e águas subterrâneas), até a problemas relacionados ao meio ambiente (avaliação de riscos ambientais, contaminação do solo e subsolo, etc.), no continente e nos oceanos. Em todos os casos, as metodologias geofísicas assumem destacada importância tanto pela notória utilização de técnicas não-invasivas quanto pelas diferentes escalas de aquisição. |
|
A Geofísica é uma ciência que estuda a Terra indiretamente, a partir da medida de suas propriedades físicas, sua distribuição e dos campos físicos naturais ou induzidos. A geofisica é a ferramenta fundamental na indústria do petróleo, monitoramentos ambientais, na construção civil e na pesquisa mineral e de águas subterrâneas. O Curso de Graduação em Geofísica visa a formar profissionais nesta área, privilegiando a sua formação prática, fortemente baseada em conhecimentos fundamentais de Geologia, Física, Matemática e Computação.
Qualidades importantes do profissional de Geofísica são a criatividade e o espírito de trabalho em equipe, além da disponibilidade para trabalhos de campo em terra e no mar. Uma boa base em geologia, matemática e física assim como habilidade com computadores, são um grande diferencial em seu desempenho acadêmico durante o curso e posteriormente em estágios e no mercado de trabalho.
De modo a incentivar a participação e inclusão do profissional no âmbito da Sociedade em que ele vive, atua e ajuda a construir, elege-se a criatividade como uma habilidade fundamental deste geofísico, alimentada na prática / exercício crítico da sua ciência em particular geradas no curso das suas inter-relações com outras áreas do conhecimento.
O profissional em Geofísica é atualmente bastante requisitado em exploração e desenvolvimento na indústria do Petróleo, Mineração e Meio Ambiente atuando em campos que envolvem desde a aquisição e tratamento de dados geofísicos até a interpretação e integração de dados em equipes multidisciplinares. Qualidades importantes do profissional são a criatividade, e o espírito de trabalho em equipe, alem da disponibilidade para trabalhos de campo em terra e no mar. Outro ramo de atuação já consolidado, e que vem crescendo nos últimos anos, é a utilização de métodos geofísicos no diagnóstico ambiental e monitoramento de impactos, principalmente pelo fato de serem metodologias indiretas e pouco invasivas que preservam o objeto de estudo. Paralelamente, há um mercado importante também na área de pesquisa, tanto na Universidade quanto na indústria, principalmente do Petróleo.